sábado, 27 de junho de 2009

ACARÁ BANDEIRA


Nativo dos afluentes do rio Amazonas, o Acará Bandeira (Pterophyllum Scalare),sem duvida, é um dos peixes ornamentais mais conhecidos e criados em todo o mundo. Sua performance atípica - corpo achatado lateralmente -, sua excepcional beleza e seu porte majestoso, desperta atenção e curiosidade em todos que se aproximam do aquário onde ele habita.

Os primeiros registros da introdução deste magnífico peixe em cativeiro, data do início do século XX, sendo que, inicialmente eram capturados aos milhares, e exportados para todos os centros aquariófilos do mundo. A partir de exemplares capturados , criadores estrangeiros, principalmente do Japão, Estados Unidos, China e Alemanha, passaram a procriá-los em grande escala ,diminuindo , sensivelmente , a quantidade dos peixes coletados na natureza.

O Acará Bandeira pertence à grande família dos ciclideos , cuja principal característica é que o casal, ao procriar, tem o hábito de proteger seus ovos e filhotes, diferenciando-se, portanto, da maioria dos peixes cultivados em aquário que costumam comer suas crias.

Os Bandeiras originais são de cor cinza prateado, possuindo quatro barras negras, que atravessam todo o seu corpo, no sentido vertical, porém, atualmente, a maioria dos exemplares encontrados nas lojas especializadas são híbridos, produtos de trabalhos genéticos efetuados por criadores estrangeiros. Entre os mais belos tipos de Bandeiras modificados geneticamente, encontrados à venda no mercado, podemos citar: Acará Palhaço, Acará Marmorato , Acará Fumaça, Acará Véu, Acará Zebra , Acará Albina, Acará Siamesa, Acará Tigre e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário