quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CIANOFÍCIA : O que é e como combater

As algas são, sem dúvida, o pior pesadelo para quem possui um aquário plantado. Entre uma das mais comuns de se desenvolverem no aquário é uma bactéria fotossintetizante: a Cianofícea, ou Cianobactéria.
As Cianofíceas são seres primitivos e bem resistentes, unicelulares ou organizadas como filaments. Podem ser encontradas em diversos ambientes e suportando situações extremas, desde intenso calor a intenso frio, ambientes secos, úmidos, na água doce ou salgada, contudo, são mais frequentes em água doce.
São também conhecidas por algas azuis, porque no início pensava-se que eram algas, devido a sua capacidade fotossintetizante. Azuis porque o primeiro exemplar catalogado era dessa coloração, apesar de serem encontradas em diversas cores. Seus pigmentos estão relacionados aos tipos de clorofila utilizados na fotossíntese.
São de aparência gosmenta e gelatinosa. Possuem toxinas utilizadas para espantar e causar danos a possíveis predadores. No entanto, quando em grandes quantidades podem poluir mananciais de água com suas toxinas, causando odor desagradável na água e deixando um gosto marcante. Suas toxinas atacam o fígado e o sistema nervoso, hepato neurotoxinas, respectivamente.
Como descrito acima, não e dificil identificá-las: em aquários, geralmente apresentam cor verde escuro, apar~encia gelatinosa e odor forte semelhante a mofo.
Embora não se possa afirmar categoricamente que suas toxinas causem danos aos peixes, deixam o aquário com uma aparência muito desagradável e prejudicam o crescimento das plantas. Como aderem a qualquer superfície, cobrindo tudo como uma espécie de capa, acabam por sufocar as plantas, que aos poucos morrem.

Como se reproduzem?
De forma asexuada, por cissiparidade, ou seja, a célula se divide formando duas células, ou ainda liberando esporos quando organizadas como filamentos. Os esporos são chamados de acinetos. Liberam-se da colônia mãe e dão origem à uma nova colônia quando encontram um local propício.

Como aparecem no aquário?
São amplamente beneficiadas por desequilíbrios de nutrientes na coluna de água, geralmente causados por uma manutenção deficiente e má qualidade da água resultante da manutenção fraca. Um indício de que a má qualidade da água favorece ao surto de cianoficeas é que em locais onde há oferta de luz, fósforo, nitrogênio e outros poluentes orgânicos, podem ser encontradas em profundidades consideráveis.

Como combatê-las?
A melhor maneira é a prevenção, um aquário com manutenção adequada e equilíbrio de nutrientes dificilmente sofre com surtos dessa bactéria. Caso o surto já esteja em estado avançado e haja a necessidade de se elininar a colônia em poucos dias, utiliza-se antibióticos.
Como ficam as bactérias do filtro biológico? As cianoficeas são classificadas como gram-negativas. Já o filtro biológico apresenta bactérias tanto gram positivas quanto gram negativas. O tratamento afetará as gram negativas. Desse modo, nem todas as bactérias são perdidas. Mesmo assim, deve-se ficar atento á possibilidade de um desequilíbrio biológico. Por isso, é importante monitorar, através de teste químico, a concentração dos compostos nitrogenados mais tóxicos para que não afete os peixes.
No tratamento serão utilizadas cápsulas de 250 mg de Eritromicina (nome comercial: Ilosone ou Eritrex) para cada 100 litros de água. O medicamento deve ser adquirido em forma de cápsulas, devendo ser evitada a forma líquida ou comprimidos revestidos, pois estes contêm corantes entre outras susbstâncias que não serão bem vindas. Caso não encontre o medicamento na forma adequada, pode-se manipular em farmácias especializadas. Portanto, calcule a quantidade de água do aquário, multiplique o comprimento pela largura e depois pela altura em centímetros, divida o resultado por 1000 e terá o valor em litros, lembre-se de descontar a áreal ocupada por substratos e objetos de decoração no momento de inserir as medidas.

A Eritromicina é de difícil solubilidadde. Por isso, a sugestão para dissolvê-la é:
Triture bem o antibiótico
Pingue umas gotas de água sobre o pó
Faça uma pasta como o material
Vá despejando mais água para dissolver o máximo possível do comprimido
Utilizar água morna pode ajudar

Quanto melhor dissovido, melhor será o resultado.

Durante três ou quatro dias, aplique a dosagem recomendada. Não esqueça de remover a filtragem química. Ao final do tratamento, efetue uma troca de água de 50% e volte a adicionar o material de filtragem química, seja carvão ativado ou resina.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ALGAS

É impossível impedir o aparecimento de algas no aquário, por mais cuidados que você tenha, elas sempre acabam aparecendo, às vezes, ficam até ornamentais no aquário, por exemplo quando algas verdes filamentosas se fixam a uma pedra e a cobrem toda parecendo um tapete natural de veludo, mas às vezes elas são os "bandidos", crescendo sobre as plantas e consequentemente matando-as sufocadas e impedindo que a planta receba luz, mas o que devemos fazer para evitá-las ou ao menos impedir que elas tomem conta do aquário? Essa é a grande questão...



Algas Azuis
Essas algas normalmente cobrem as plantas, pedras e o solo por uma camada de gordura indo do azul-esverdeado até o castanho-escuro, a água do aquário fica com cheiro de mofo, elas aparecem normalmente em aquários que ainda não estão estabilizados, mas podem aparecer em aquários antigos também quando há excesso de alimento, se a água da rede de onde você mora for rica em nitratos e você não fizer mudanças frequentes de água. Para acabar com essas algas no aquário, faça trocas de água mais frequentes, em torno de 20% do volume total por semana, , remover com as mãos mesmo as algas que estiverem nas plantas, pedras e no solo e dos vidros com uma esponja. A sifonagem do fundo será muito importante para a retirada de detritos em decomposição, a introdução de animais que comem algas também ajuda.

Algas Verdes
São as mais comuns, são pequenos pontos verdes nas pedras e nos vidros. Quando elas aparecem é sinal que o aquário está em boas condições, mas tudo que é em excesso é ruim. Desta forma, não a deixe passar de alguns simples pontos verdes no vidro traseiro e nas pedras. Elas aparecem por excesso de luz, e em função de uma grande concentração de nitratos e fosfatos. Frequentes trocas de água e a diminuição da intensidade de luz, muitas vezes já são suficientes para resolver o problema. Peixes que comem algas não costumam comê-las.

Algas verdes membranosas
Essas algas lembram uma espécie de membrana que cresce sobre as folhas das plantas, são ocasionadas por excesso de intensidade luminosa, a grande concentração de nitratos e fosfatos também contribuem para o seu desenvolvimento. Essas algas são facilmente controladas com a aquisição de animais que comem algas e com a diminuição da intensidade luminosa. Elas também podem ser removidas das folhas das plantas usando-se as mãos, pois se soltam facilmente.

Algas verdes filamentosas
Essas algas também são conhecidas como "algas peludas", muitas vezes são um grande pesadelo para quem tem um aquário plantado, pois se fixam nas plantas matando-as sufocadas e impedindo a captação da luz. Por outro lado, quando eleas se fixam nas pedras, ficam até ornamentais, lembrando um tapete natural de veludo. Os peixes que comem algas, dificilmente se alimentam dessas algas. Uma alta concentração de nitratos e fosfatos são um das principais causas, onde a solução é fazer trocas parciais de 20% da água do aquário, semanalmente, diminuir o período de iluminção e cortas as folhas das plantas que estão infectadas.

Algas rodófitas
Também conhecidas como algas marrons, são pequenos pontos marrons que lembram ferrugem e se alojam nas plantas, pedras, solo e nos vidros. O principal motivo do seu aparecimento é a quantidade insuficiente de luz. Você pode notar que elas sempre aparecem nos locais menos iluminados do aquário. Outro fatora que também contribui para o aparecimento dessas algas é uma concentração de nitratos muito alta. Para acabar com essas algas, normalmente o aumento da intensidade de luz ou do período de iluminação são suficientes. Animais que comem algas também podem ajudar.

A IMPORTÂNCIA DA QUARENTENA

Todo peixe está susceptível a doenças e as adiquire com certa facilidade no aquário, quando ocorre a baixa de sua resistência devido a algumas circunstâncias como, transporte, variação nos parâmetros da água, má qualidade da água, incompatibilidade de peixes, entre outras. Nas lojas como os peixes encontram-se expostos, estes apresentam maior tendência a contrair doenças e por isso não podemos introduzí-los diretamente em nossos aquários, estabilizados e livres de parasitas. Antes de introduzí-los, devemos dar um período para que possíveis doenças se manifestem antes e assim, possamos tratá-las. Esse período é chamado de quarentena e o aquário onde se passa esse período, chamamos de aquário-quarentena.
Como o peixe permanecerá por um tempo considerável nesse aquário, devemos ter todo o equipamento necesário para manutenção dos peixes, tais como filtros, aquecedores e etc. A única diferença do aquário-quarentena para o aquário principal, é a falta de ornamentos, substratos, etc. Isso, para facilitar sua manutenção e limpeza. Ele também não deve ser muito pequeno, deverá ter pelo menos uns 50 litros.