segunda-feira, 29 de junho de 2009

PLATI


Nome popular: Plati
Nome científico: Xiphophorus maculatus
Família: Pecilideos
Origem: México, Guatemala e Honduras
Alimentação: Dáfnias, larvas de mosquito, vegetais, ração seca 'a base de carne e algas verdes do aquário
PH da água: 7,0 'a 8,0
DH: 4 a 6
Iluminação: 10 horas dia
Temperatura da água: entre 22 a 28º
Tamanho: 4 cm
Índole: pacífico
Descrição: O Plati , têm tudo para atrair qualquer criador. São alegres, dóceis e nem um pouco tímidos. Convive muito bem com espécies pacificas como ele, e torna o aquário muito mais colorido. Tem como origem os lagos e lagoas das planícies da costa Atlântica do México, Guatemala e Honduras.A anos vem tendo um melhoramento genético, o que fez com que se obtivesse uma gama infinita de matizes, que além de enfeitar o aquário, proporciona possibilidades de criar-se ainda outras cores. Atinge 10 cm de comprimento em cativeiro quando adulto. Como são peixes pequenos e calmos, pode-se cria-los em aquários não muito grandes ( cerca de 30 litros), comunitários ou não. A água deve ser entre média e dura, com Ph de 7.0 a 7.4, Dh de 4 a 6, temperatura de 23 a 28 graus ( quando procriando o ideal é mantê-la em 27 graus). Pode-se adicionar uma colher de sal marinho para cada dez litros de água, para um melhor desenvolvimento do peixe. Por ser uma espécie onívora (come de tudo) o plati não é nem um pouco exigente quando a alimentação, pode-se compor sua dieta com dáfnias, larvas de mosquito, vegetais, alimentos secos 'a base de carne e especialmente as algas verdes, que crescem nas laterais do aquário. Devemos oferecer as refeições 2 a 3 vezes ao dia, pois os mesmos gastam muita energia por estarem constantemente em movimento, conseqüentemente exigem mais alimentos.
Reprodução: Reprodução do plati é muito simples e fácil, o macho apos o tradicional namoro se acasala com a fêmea num único e rápido movimento, colocando nela os seus espermatozóides através do gonopódio ( a fertilização é interna). A fêmea irá gerar em seu interior de 10 a 150 filhotes, que vão nascer entre 4 ou 6 semanas depois e medindo cerca de 7mm. Ai é so esperar para ver as cores que se conseguiu. Os alevinos se desenvolverão mais rápido e sobreviverão mais facilmente se além da temperatura (acima de 22 graus) a água for verde (rica em algas verdes). Os machos e fêmeas do plati também podem cruzar com o peixe espada (parente próximo), pois o namoro de ambos é comum e muito similar, dai gerando híbridos bonitos e férteis. O canibalismo entre esta espécie é muito comum, sendo que os filhotes precisam fugir dos pais para não serem devorados, ao se observar este fato com muita freqüência, devemos colocar uma criadeira ( uma tela estendida no meio do aquário separando os alevinos dos adultos).

NEOM

Nome popular: Néon
Nome científico: Paracheirodon innesi
Família: Caracídeos
Origem: Peruana
Alimentação: alimenta-se de flocos, larvas de inseto e pequenos invertebrados
PH da água: 6,4 a 6,6
DH: 6
Iluminação: 8 horas diárias
Temperatura da água: entre 26 a 28º
Tamanho: 2,5 cm
Índole: pacifica e cardume

Descrição: O Neom , leva este nome pela peculiaridade espetacular de sua faixa azul, pois quando iluminada ela emite um efeito semelhante com luz de néon. É uma espécie que se adapta em aquário comunitário ( com outras espécies de peixes desde que não sejam vorazes), porém por gostar de viver em cardume é bom que se adquira uma quantidade boa de indivíduos . Por ser um peixe muito alegre e de muito movimento, a vegetação não deve ser muito fechada ( sugiro Valisneria cryptocoryne Crispatul ) . Os Néons, são suscetíveis a mudança de temperatura , devemos mantê-la entre 26 e 28 G e o Ph nunca acima de 6.6 ( o ideal é entre 6.4 e 6.6), o Dh 6.
Reprodução: É difícil de se conseguir em cativeiro, tanto quanto a distinção de machos e fêmeas.

CASCUDO


O cascudo ( Hypostomus Punctatus) não é um peixe muito bonito, mas muito útil para o aquário, muito simpático e inofensivo. É o melhor comedor de algas, o mais rápido e eficiente, pois é sua alimentação principal. Obrigatoriamente você deve adquirir pelo menos uma espécie dessa para o seu aquário, pois ajudará no controle das algas. Ele tem uma ventosa em sua boca que o faz aderir em pedras e vidros além de ajudar a raspar as algas. Revestido por placas ósseas, o seu corpo dificilmente é atacado por outros peixes. O cascudo tem hábitos noturnos, ficará ativo e se alimentará neste período, mas muito pouco durante o dia. Deve-se deve deixar o aquário com partes de sombras para que possa se refugiar durante o dia. Acredito que deve ser inserido no aquário após a aparição de algumas algas para que possa se alimentar, já que se alimenta muito pouco de ração e outros alimentos. Quanto a sua reprodução em cativeiro muito pouco se sabe, é muito difícil isso acontecer, na natureza, a fêmea deposita seus ovos e logo após o macho os fecunda. O cascudo pode chegar a 18 cm em aquários.



Temperatura Reprodução 20 a 26 G
Origem : América do Sul
Ph : 7.0
Dh : 8
Iluminação : Média, 10 hs / dia
Alimentação : Herbívoro

sábado, 27 de junho de 2009

ACARÁ BANDEIRA


Nativo dos afluentes do rio Amazonas, o Acará Bandeira (Pterophyllum Scalare),sem duvida, é um dos peixes ornamentais mais conhecidos e criados em todo o mundo. Sua performance atípica - corpo achatado lateralmente -, sua excepcional beleza e seu porte majestoso, desperta atenção e curiosidade em todos que se aproximam do aquário onde ele habita.

Os primeiros registros da introdução deste magnífico peixe em cativeiro, data do início do século XX, sendo que, inicialmente eram capturados aos milhares, e exportados para todos os centros aquariófilos do mundo. A partir de exemplares capturados , criadores estrangeiros, principalmente do Japão, Estados Unidos, China e Alemanha, passaram a procriá-los em grande escala ,diminuindo , sensivelmente , a quantidade dos peixes coletados na natureza.

O Acará Bandeira pertence à grande família dos ciclideos , cuja principal característica é que o casal, ao procriar, tem o hábito de proteger seus ovos e filhotes, diferenciando-se, portanto, da maioria dos peixes cultivados em aquário que costumam comer suas crias.

Os Bandeiras originais são de cor cinza prateado, possuindo quatro barras negras, que atravessam todo o seu corpo, no sentido vertical, porém, atualmente, a maioria dos exemplares encontrados nas lojas especializadas são híbridos, produtos de trabalhos genéticos efetuados por criadores estrangeiros. Entre os mais belos tipos de Bandeiras modificados geneticamente, encontrados à venda no mercado, podemos citar: Acará Palhaço, Acará Marmorato , Acará Fumaça, Acará Véu, Acará Zebra , Acará Albina, Acará Siamesa, Acará Tigre e outros.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Breve comentário acerca da função das plantas

A maioria das pessoas ao instalar o primeiro aquário entusiasma-se tanto com a escolha dos peixes, que acabam por se esquecer ou deixar mesmo de parte as plantas naturais...
É um fato que há alguns aquários em que ter plantas é quase impossível como o caso dos ciclídeos africanos, mas para um aquário comunitário, em que o objetivo será criar um pequeno biótipo, que funcione por si só e que esteja o mais parecido com os habitats naturais dos peixes, as plantas desempenham a importante tarefa de manter baixos os níveis nitratos no aquário, ajudando também na oxigenação da água, através do seu processo de fotossíntese.
Isto tudo sem esquecer a beleza que é ver um aquário com bonitas plantas naturais, que por sua vez realçam as cores dos próprios peixes. As plantas também podem servir de esconderijo ou mesmo de abrigo para os peixes depositarem os seus ovos.