quinta-feira, 13 de agosto de 2009

TUBERCULOSE - DOENÇA CAUSADA POR BACTÉRIA

A tuberculose pisciária é comumente chamada de barriga seca. Como agentes patogênicos, podemos ter diversas bactérias, como a Nocardia asteroides ou outras do gênero Mycobacterium: M. tuberculosis piscium, M. poicilothermorum, M. marinum, M. fortuitum, M. balnei e M. fortentum.
A melhor maneira de evitá-las é deixando os peixes bem alimentados, uma vez que a doença só costuma atacar peixes mal alimentados, com saúde debilitada. O surgimento do principal sintoma (barriga murcha) é lento, de forma que quando nota-se algo, normalmente a doença já está em estado avançado. Outros sintomas são degenaração na coluna vertebral, fraqueza no corpo, lesões na pele e perda de cores.
Como prevenção, temos a alimentação balanceada para os peixes. Em casos de peixes doentes, devemos isolá-los, para evitar a propagação da doença (como na maioria das doenças). O tratamento consiste em deixar a temperatura menor que 22ºC ou maior 30ºC, pois entre estas temperaturas as bactérias reproduzem-se rapidamente. Além disso, a qualidade da água é importante, com uma boa aetação e filtragem. Ministre uma alimentação adequada, rica em proteínas (de preferências alimentos vivos) e aplicar algumas doses de bactericidas.
Algumas substâncias para o tratamento:
Substância : Estreptomicina
Dosagem : 50mg/l
Aplicação : Banho prolongado

Substância : Kanamicina
Dosagem : 20-50mg/l
Aplicação : banho ou 0.01% na alimentação

Substância : Aureomicina
Dosagem : 26mg/l
Aplicação : em banhos

Estudos recomendam tomar cuidado ao manipular peixes e água contaminados pela doença, uma vez que pode haver contaminações, gerando dermatite na mão dos humanos. Deste modo, cuidado com ferimentos e cortes nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário